
Senador Nelsinho Trad defende confiança no agro brasileiro após suspensão da China à carne de frango
O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), se posicionou, nesta sexta-feira (16), sobre a suspensão temporária, por parte da China, da importação de carne de frango brasileira. A medida, válida por 60 dias, foi adotada após a confirmação do primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial no Rio Grande do Sul.
Em nota oficial, o senador defendeu a atuação do Ministério da Agricultura e destacou que o consumo de carne de frango e ovos produzidos no país segue seguro. “Reconhecemos o compromisso do Ministério da Agricultura em agir com transparência e rigor na contenção do foco, adotando medidas sanitárias eficazes para garantir a segurança dos plantéis e a qualidade dos produtos brasileiros”, afirma.
A manifestação do senador ocorre em um momento de tensão para o setor exportador, especialmente para estados com forte produção avícola. O parlamentar reforçou o papel do Brasil como fornecedor confiável e a necessidade de articulação diplomática para a retomada do comércio. “A comissão confia na capacidade do governo brasileiro de negociar com os parceiros internacionais para a rápida normalização do comércio, minimizando impactos econômicos e fortalecendo a imagem do Brasil”, diz a nota.
O presidente da Comissão de Relações Exteriores também reiterou o compromisso do Senado em acompanhar o caso de perto. “Reafirmamos nosso compromisso em apoiar iniciativas que promovam a sustentabilidade, a inovação e o fortalecimento das relações comerciais internacionais do setor agropecuário brasileiro”, concluiu o senador Nelsinho Trad.