Nosso MS
Tacuru
Tacuru
O município de Tacuru está situado no Sudoeste de Mato Grosso do Sul, na microrregião de Iguatemi, e tem cerca de 10 mil habitantes.
O mome da cidade é uma palavra em Guarani, que significa cupim. A denominação foi dada pelos indígenas que ali habitavam, existindo duas histórias – uma delas é o fato de haver muitos cupins na cidade naquela época, e a outro seria devido ao cupim do boi, já que Tacuru é conhecida como a Capital do Boi Gordo.
Possui alguns traços da cozinha paraguaia, como a chipa e a sopa paraguaia, que são comidas típicas do Paraguai.
Um projeto de lei sancionado em maio de 2010 tornou o guarani uma língua oficial do município, ao lado do Português, tornando-se a segunda cidade do país a adotar oficialmente um idioma indígena. A inclusão do idioma como oficial beneficia também os imigrantes paraguaios que moram em Tacuru.

Parabéns, Tacuru
Tacuru, 43 anos em 13/05/2022. E para que você conheça mais dessa cidade, vamos relembrar um pouco de sua história:
Em 1954, o pequeno núcleo existente, habitado por ervateiros paraguaios e índios Caiuás, passou a ter um certo desenvolvimento, José Maria Ortiz, Ignacio Cure, Rafael Dória e Cleto de Moraes Costa, tão logo tomaram conhecimento do potencial da região, e passaram a lutar pelo progresso do povoado.
Em 1955, surgiu a primeira casa de comércio bem como a primeira escola. Foi elevado a distrito de Amambai pela lei N.º 1.166, de 20 de novembro de 1958.
Em 1977 a região passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul. Tacuru começou a ter um pequeno desenvolvimento, e vendo isso o então governador Marcelo Miranda, em 13 de maio de 1980, decretou Tacuru mais um município de Mato Grosso do Sul.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Senador Nelsinho Trad participa da entrega de ambulâncias do SAMU para Mato Grosso do Sul
Senador Nelsinho Trad participa da entrega de ambulâncias do SAMU

Mais empregos, inovação e proteção ambiental: Comissão de Relações Exteriores do Senado aprova propostas com impacto direto em MS
Mais empregos, inovação e proteção ambiental: Comissão de Relações Exteriores
Tacuru, a capital do Boi Gordo, que preserva a força de nossos antepassados ensinando à atual geração a língua guarani. É com orgulho que acompanho o seu desenvolvimento econômico e cultural.
Nelsinho Trad