O Senado Federal acaba de aprovar o parecer do senador Nelsinho Trad (PSD/MS) ao Projeto de Resolução (PRS) nº 57, de 2021, para instituir o Grupo Parlamentar Brasil-Índia. “Os dois são países democráticos, de vasta extensão territorial, grande população e que selaram parcerias em diversos foros internacionais como o BRICS (bloco de países de mercado emergente) e o Grupo dos 20, conhecido como G20, e passarão a contar com um instrumento de cooperação dentro do Poder Legislativo”, explicou o relator do projeto.
O senador sul-mato-grossense lembra que a Índia se destaca nos campos da ciência, tecnologia e inovação, o que poderia ser explorado em uma agenda mais ampla de cooperação, assim como em áreas como agricultura, defesa, energia, meio ambiente e temas sociais. “Não bastasse isso, a sólida parceria comercial entre os dois países, por si só, já justificaria maior interesse dos parlamentares desta Casa em estabelecer diálogo com seus homólogos naquele país”, afirma em seu relatório.
A criação do grupo foi proposta na Casa pelo ex-senador e atual ministro do TCU Antonio Anastasia. O projeto vai à promulgação. Durante a leitura do relatório, o senador Nelsinho Trad agradeceu por ser parte do fortalecimento da união entre os povos brasileiro e indiano. “Sou grato pelo trabalho de cooperação já desenvolvido com a Embaixada da Índia no Brasil, na pessoa do embaixador Suresh Reddy. Creio que a iniciativa aprovada agora é de extrema relevância para ampliação da diplomacia parlamentar”.
O relator enfatizou ainda que a maior interação entre poderes legislativos nacionais viabiliza a democratização dos debates que se travam no âmbito das relações internacionais. “E é preciso que isso ocorra, a fim de que a sociedade possa ter mais voz nessas questões que podem impactar nosso cotidiano”.
O embaixador Suresh Reddy acompanhou da Índia a aprovação do projeto e parabenizou o senador Nelsinho Trad pelo relatório. Para ele, o Grupo Parlamentar Brasil-Índia reflete o apoio popular às fortes relações dos países. Ele acrescentou que o instrumento “também dará um forte impulso aos laços entre as pessoas” e comentou que está “ansioso para trabalhar de perto com os distintos membros deste grupo na promoção das relações entre nossos dois países”.