
Senador Nelsinho Trad recebe parlamentares chilenos no Senado com foco na Rota Bioceânica
O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), recebe, nesta terça-feira (22), uma delegação de parlamentares do Chile no Congresso Nacional. O encontro, marcado para as 10h na Liderança do PSD no Senado ocorre paralelamente à recepção do presidente chileno Gabriel Boric pelo Executivo e reforça o papel da diplomacia parlamentar no fortalecimento das relações bilaterais.
Além de presidir a CRE, o senador Nelsinho Trad é o chefe da Delegação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) e atua como um dos principais articuladores da Rota Bioceânica, projeto de integração física e comercial que ligará o Centro-Oeste brasileiro ao Oceano Pacífico, passando por Paraguai, Argentina e Chile.
“O Brasil, especialmente Mato Grosso do Sul, tem tudo para se transformar em um grande corredor de exportações para o Pacífico. A Rota Bioceânica é a espinha dorsal dessa nova geopolítica regional”, afirma o senador Nelsinho, que também já anunciou audiências públicas e encontros internacionais na CRE com foco em comércio internacional.
Estudos apresentados pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL) indicam que a Rota pode reduzir em até 12 dias o tempo de escoamento de cargas entre a América do Sul e os mercados asiáticos, com diminuição de até 40% nos custos logísticos.
A comitiva chilena é formada pelos senadores Manuel José Ossandón e Gastón Saavedra, além dos deputados Claudia Mix, Guillermo Ramírez, Jorge Saffirio e Daniela Serrano, acompanhados de representantes da chancelaria chilena e da embaixada em Brasília.
Para o senador sul-mato-grossense, o momento é decisivo a esse diálogo. “Em um cenário global de instabilidade comercial, provocado pelas novas tarifas impostas pelos Estados Unidos, precisamos intensificar o diálogo com os países vizinhos e consolidar rotas alternativas que garantam competitividade às exportações brasileiras.”
A Rota Bioceânica vem sendo defendida pelo parlamentar há anos e já é considerada uma das principais bandeiras da atuação da Comissão de Relações Exteriores do Senado em 2025. O senador também apresentou no Parlamento do Mercosul uma proposta que consolidou as diretrizes da rota como prioridade legislativa regional.



