Objetivo é garantir a preservação ambiental e desenvolvimento sustentável destes biomas
O senador Nelsinho Trad (PSD/MS), pretende reativar o Parlamento Amazônico (Parlamaz), grupo composto por lideranças dos países por onde a Amazônia se estende: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
O objetivo é restaurar a cooperação internacional para fortalecer a região amazônica, promovendo ações de proteção ambiental e desenvolvimento sustentável.
O grupo de lideranças políticas sul-americanas foi criado em 1989, mas está desarticulado atualmente. Como presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, o senador Nelsinho Trad participou no final de dezembro de encontro com embaixadores dos países amazônicos e prometeu unir esforços para rearticular o Parlamaz e levar as discussões ao Congresso Brasileiro.
“É preciso restaurar a integração internacional para defender a região. Tenho certeza que se o Parlamaz estivesse atuante, a questão dos incêndios na Amazônia este ano poderia ter sido melhor comunicada e controlada”, destacou Nelsinho Trad.
Assim que as atividades no Congresso Nacional forem retomadas, o senador pretende reunir deputados e senadores para discutir o tema. “Também vou trabalhar para inserir o bioma pantanal neste parlamento, porque os problemas são sempre similares e a causa ambiental é única”, afirmou.
Entre as prioridades principais do Parlamento Amazônico estão a soberania sobre os recursos da Amazônia, a proteção de seu patrimônio cultural e ambiental, a cooperação fronteiriça, o uso de sistemas de vigilância remotos, garantia de infraestrutura e integração física e propriedade intelectual.