Senador Nelsinho Trad defende a Rota Bioceânica na celebração dos 70 anos da CNT
Durante a sessão solene no Senado Federal, hoje (23), para celebrar os 70 anos da Confederação Nacional do Transporte (CNT), o senador Nelsinho Trad (PSD/MS) destacou a importância estratégica da Rota Bioceânica para o setor de transportes e ao desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. O projeto é visto como uma solução de infraestrutura capaz de conectar o Brasil, por meio de MS, ao Oceano Pacífico. O corredor parte do Brasil, a partir de Porto Murtinho (MS), e atravessa Paraguai, Argentina e Chile, ampliando a competitividade e as exportações de produtos regionais.
“Você já imaginou Mato Grosso do Sul se tornando a rota estratégica para a Ásia?”, questionou o senador Nelsinho Trad. A construção do corredor de transporte vai encurtar em até 14 dias o caminho para o continente asiático. Segundo ele, isso representará um grande impulso para o agronegócio e a economia regional.
O senador Nelsinho Trad lembrou também que, ao longo de seu mandato, já conseguiu R$ 128 milhões em recursos para as obras da rota e mais R$ 71 milhões no orçamento de 2025 via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
“Essa conexão vai facilitar o escoamento da nossa produção e diminuir os custos logísticos para o agronegócio. Isso é mais competitividade para os nossos produtos e novas oportunidades para as cadeias produtivas locais”, ressaltou o senador sobre o impacto para a integração regional.
Além das obras de infraestrutura, o senador Nelsinho Trad também falou sobre o papel diplomático em torno do projeto, especialmente em sua atuação como presidente do Grupo Parlamentar Brasil-China e representante brasileiro no Parlamento do Mercosul. Segundo ele, essa posição permite abrir novos caminhos de diálogo e parcerias estratégicas para fortalecer a rota e a economia sul-mato-grossense.
Parabéns à CNT pelos 70 anos
Durante a solenidade, o senador sul-mato-grossense parabenizou a CNT por sete décadas de ação em defesa do setor de transporte, lembrando que a confederação representa mais de 165 mil empresas e gera 2,6 milhões de empregos.
O parlamentar elogiou as iniciativas como as missões internacionais, que, recentemente, levaram empresários à Xangai para aprender com autoridades e estudiosos chineses. “A CNT tem sido uma voz ativa e um motor de transformação para o transporte no Brasil”, destacou.