O senador Nelsinho Trad (PSD/MS) presidiu nesta quarta-feira, reunião com os novos integrantes do Grupo Parlamentar da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e do Caucus Brasil, ao lado da Fundação Internacional Cáucuses de Conservação (ICCF na sigla em inglês), no Restaurante dos Senadores. No encontro, com representantes do governo federal; embaixadas da Noruega, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela; sociedade civil e setor privado, foram debatidas as perspectivas de integração das agendas de meio ambiente e produção sustentável.
Desde o início deste mês, o Grupo da OTCA, que se une ao Parlamento Amazônico no Congresso brasileiro, foi reativado. Os oito países signatários do Tratado de Cooperação Amazônica – Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela -, se comprometeram a preservar o meio ambiente e a usar racionalmente os recursos naturais da região.
Os parlamentares definiram o próximo evento em Belém do Pará, nos dias 25 e 26 de abril, onde vai ocorrer a assembleia do Parlamaz. Comparando a reunião de hoje com o uso da acupuntura na medicina, o senador Nelsinho Trad espera ter estimulado o grupo a defender a Amazônia. “Que essa energia, essa irradiação, possa chegar em diferentes pontos para a gente poder preservar e manter o desenvolvimento da Amazônia, o que todos nós queremos”, afirmou.
Como presidente do Grupo Parlamentar da OTCA e do Parlamaz, o senador Nelsinho Trad recebeu também o convite da organização sem fins lucrativos ICCF para fundar o Caucus Brasil em 2022. “Trata-se de um grupo multipartidário focado em conciliar a conservação do meio ambiente com o desenvolvimento sustentável”, explicou o parlamentar.
Neste encontro, também foram recepcionados os parlamentares que passam a integrar o Grupo da OTCA e o Caucus Brasil. No Grupo da OTCA, são os: senadores Chico Rodrigues (PSB); Eduardo Braga (MDB); Esperidião Amin (PP); Jaques Wagner (PT); Plínio Valério (PSDB); Zequinha Marinho (PL); Eliziane Gama (PSD); Damares Alves (Republicanos); Mecias de Jesus (Republicanos); e a deputada federal Socorro Neri (PP).
Já no Caucus Brasil: senador Zequinha Marinho (PL); e deputados Amon Mandel (Cidadania); Pedro Aihara (Patriota); Alex Manente (Cidadania); Carlos Gomes (Republicanos); Eduardo Bandeira de Mello (PSB); Socorro Neri (PP); e Any Ortiz (Cidadania).