Rio Brilhante

Nosso MS

Rio Brilhante

3.983, 0 km²
Área territorial
0
Habitantes
0
Anos
Recursos

A pequena cativante

Rio Brilhante

Esse município está situado na Microrregião de Dourados e a Mesorregião do Sudoeste de Mato Grosso do Sul, e tem cerca de 36 mil habitantes.

A economia do município é baseada na agropecuária e na agroindústria, sendo fonte de emprego para cidadãos residentes e migrantes.

O município possui fácil acesso às duas maiores cidades do estado (Campo Grande e Dourados, estando distante cerca de 161 km da primeira e 67 km da outra), sendo servida por duas Rodovias Federais: BR 163, BR 267, que liga aos grandes centros e portos, como é o caso do Porto Murtinho no Rio Paraguai. Com isso, a cidade está num ponto estratégico para o Mercosul.

Parabéns, Rio Brilhante

Rio Brilhante, 93 anos em 26/09/2022. E para que você conheça mais dessa cidade, vamos relembrar um pouco de sua história:

A região começou a ser desbravada por volta do ano de 1841 pelas famílias Lopes, Souza Leal, Pereira, Garcia e Barbosa. Com o tempo, imigrantes vindos do Rio Grande do Sul passaram a povoar a região, assim como descendentes das famílias pioneiras, que se instalaram nas margens dos rios Brilhante, Vacaria e Dourados.  

Em 1912, o governo do então estado de Mato Grosso criou o Distrito de Vacaria, que foi elevado à categoria de vila em 1929 (Lei Estadual), sendo emancipada no ano seguinte. O município ainda passou pela denominação de Caiuás, até ter o nome atual oficializado em 1948.

A economia do município é baseada na agropecuária e na agroindústria sucroalcooleira. Com três usinas de álcool e açúcar em funcionamento, Rio Brilhante possui a segunda maior área plantada de cana-de-açúcar do país. 

O município, que também é conhecido como Pequena Cativante, se destaca ainda por manter viva a cultura do Chamamé.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Terra de fartura, amor às tradições. Como é gratificante acompanhar o desenvolvimento da nossa querida Rio Brilhante.