As reuniões da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional foram retomadas com várias pautas prioritárias apresentadas pelo presidente Nelsinho Trad.
Foram sabatinados e aprovados os indicados do presidente Jair Bolsonaro para as embaixadas do Brasil nos Estados Unidos, Nestor Forster, e no Líbano, Hermano Telles. As indicações seguem para análise do Plenário.
O senador Nelsinho também foi autor de requerimentos solicitando duas audiências públicas: uma para discutir a possível entrada do Brasil na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e outra para debater as perspectivas de avanços na conclusão do acordo Mercosul/ União Europeia e na negociação de novos acordos comerciais com terceiros países.
“Considero que a entrada a Brasil na OCDE constituirá passo fundamental para a modernização do país. A organização adota padrões avançados de regulamentação em todas as áreas econômicas, o que requer ajustes a legislação brasileira, por isso a ideia da audiência pública”, explicou.
Além disso, Nelsinho Trad convidou os ministros das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e da Defesa, General Fernando Azevedo e Silva, para conhecer as perspectivas e projetos para 2020. As audiências acontecerão em março.
“Decorrido um ano de governo e iniciada uma nova sessão legislativa, entendo ser de todo interesse ouvir o ministro de Estado das Relações Exteriores sobre os planos e os desafios da política externa brasileira em 2020. Em um cenário externo complexo, em que às antigas questões, como a busca de paz no Oriente Médio, adicionam-se novos desafios, como a disputa comercial entre EUA e China, a epidemia do coronavírus e os recentes incidentes entre EUA e Irã, há inúmeras situações sensíveis, que requerem um posicionamento adequado do Brasil”, justificou Trad.