Miranda

Nosso MS

Miranda

Área territorial
0 km²
Habitantes
0
Anos
0
Recursos

Portal do Pantanal

Miranda

O município de Miranda está localizado no Pantanal Sul-Mato-Grossense, na microrregião de Aquidauana, e tem cerca de 28 mil habitantes. Fundada em 1778, sua existência se deve, de alguma maneira, ao desbravamento dos Rios Miranda e Aquidauana, realizado por João Leme do Prado. Nasceu da construção do Presídio Nossa Senhora do Carmo do Rio Mondego. Em 1835, passou a chamar Nossa Senhora do Carmo de Miranda. Logo foi transformada em Vila de Miranda.

O patrimônio histórico de Miranda remonta à Guerra da Tríplice Aliança, sendo palco de acontecimentos que marcaram nossa história, como a alforria de negros escravizados em 1885, três anos antes da declaração da Princesa Izabel pela Abolição da Escravatura.

Os mais de dois séculos de existência são responsáveis pelos atrativos históricos da cidade, como os prédios da antiga e atual Prefeitura, a Usina Açucareira Santo Antônio, a Igreja Matriz e a Estação Ferroviária, inaugurada em 1912. Conhecida como “Portal do Pantanal”, suas principais atividades econômicas são a agropecuária, comércio, indústrias de cerâmica, turismo de pesca e ecoturismo.

Em Miranda o visitante encontra o roteiro terrestre em direção a Corumbá pela estrada parque Pantanal Sul.

Parabéns, Miranda

Miranda, 244 anos em 16/07/2022.

No dia dos Parabéns a essa que é uma das cidades mais antigas de Mato Grosso do Sul, juntamente com Corumbá e Ladário, ressaltamos sua importância como legado histórico e rota do turismo nacional e internacional.

Em Miranda é possível encontrar riquezas naturais do Pantanal, desfrutar de uma rica culinária e aprender um pouco mais da preservação da cultura indígena, tendo a Casa da Cultura Terena como referência. Parabéns, Miranda!

Texto por: Cristiane Nantes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Falar de uma das cidades mais antigas de Mato Grosso do Sul é rememorar um passado de grande contribuição para o presente do nosso Estado.