Nosso MS
Corumbá
A capital do pantanal
Corumbá/ms
A cidade está localizada à beira do rio Paraguai, sendo fronteiriço com a Bolívia e o Paraguai, no estado de Mato Grosso do Sul, e tem cerca de 113 mil habitantes.
Corumbá tem o mais importante porto do estado de Mato Grosso do Sul e um dos mais importantes portos fluviais do Brasil e do mundo. Situada na margem direita do rio Paraguai e também na tríplice fronteira entre o Brasil, o Paraguai e a Bolívia, a cidade é considerada o primeiro polo de desenvolvimento da região.
Corumbá é uma cidade conhecida por sua diversidade cultural, com influências indígenas, sul-americanas (paraguaios, bolivianos), árabes, italianas e portuguesas, que se expressam na sua culinária e na sua música. É um destino turístico importante, graças aos seus vários eventos, destacando-se o Carnaval, o Festival América do Sul, o Festival Latino Americano de Arte e Cultura, entre outros.

Parabéns, corumbá
Corumbá, 244 anos em 21/09/2022. E para que você conheça mais dessa cidade, vamos relembrar um pouco de sua história:
A ocupação da região teve início ainda no século XVI quando, com a expectativa de encontrar ouro, a área foi explorada pelos portugueses, que começaram a chegar em 1524.
Fundada no dia 21 de setembro de 1778, pelo Capitão-General Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, seu primeiro nome foi Arraial de Nossa Senhora da Conceição de Albuquerque e se transformou no principal entreposto comercial da região.
Na mesma época, imigrantes europeus e de outros países sul-americanos chegaram, impulsionando o desenvolvimento local. Como resultado, Corumbá foi o terceiro maior porto da América Latina até 1930. A origem do nome é Curupah que em tupi-guarani significa “lugar distante”.
As principais atrações turísticas e histórica da cidade são o Casario do Porto Geral, a Igreja Nossa Senhora da Candelária (1885) e o Santuário Nossa Senhora Auxiliadora (1899), todos tombados como Patrimônio Histórico Nacional em 1992.
Cidade irmã de Ladário, localizada às margens do Rio Paraguai, ficou conhecida como Cidade Branca, devido à cor clara de seu solo (rico em calcário). Atualmente sua população é de 112.058 mil habitantes (IBGE 2020).
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Senador Nelsinho Trad participa da primeira reunião do Parlasul em 2025 e defende fortalecimento do Mercosul
Senador Nelsinho Trad participa da primeira reunião do Parlasul em

”Feminicídio não pode ser apenas mais uma estatística”, afirma senador Nelsinho Trad
”Feminicídio não pode ser apenas mais uma estatística”, afirma senador

Novo acidente na BR-163 reacende debate sobre duplicação; Senador Nelsinho Trad cobra ações imediatas
Novo acidente na BR-163 reacende debate sobre duplicação; Senador Nelsinho
Tradição e pujância marcam a história de Corumbá, uma das cidades mais antigas de Mato Grosso do Sul, santuário ecológico do Pantanal.
Nelsinho Trad