Assunto é debatido em webinar de cardiologistas
O senador Nelsinho Trad, o ex-ministro da Saúde e deputado federal, Alexandre Padilha, e os médicos Armando Mangione e Eduardo Rocha discutiram na última sexta-feira (17) formas de impulsionar a eficiência do SUS no pós-pandemia.
A campanha Escute seu Coração reuniu, pela terceira vez, especialistas para discutir ações em prol da modernização do sistema público de saúde, diante da crise sanitária que expôs fissuras nunca vistas no Sistema Único de Saúde (SUS).
O deputado federal Alexandre Padilha afirmou que deseja retornar com os debates em torno da incorporação de procedimentos inovadores pelo SUS, inclusive ressaltando a transparência no processo da Conitec, colegiado do Ministério da Saúde responsável pela análise e incorporação de novos procedimentos pelo sistema público de saúde.
Conforme esclareceu o médico Armando Mangione, cardiologista intervencionista da Beneficência Portuguesa, atualmente o mercado dispõe de métodos menos invasivos que já estão praticamente consagrados como métodos de alta eficácia e que poderiam ser incorporados para melhor atender os pacientes do SUS. É o caso do implante transcateter valvar aórtico, chamada TAVI, utilizado no tratamento de pacientes com estenose aórtica. “A TAVI é custo-efetiva no longo prazo se analisarmos o custo de uma internação prolongada, especialmente nos tempos atuais”, concluiu o ex-presidente da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista.
Já Eduardo Rocha, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, enfatizou que, inicialmente, quando se incorpora tecnologia em saúde, percebe-se um aumento de gasto em curto prazo, porém é possível perceber resultados positivos no longo prazo. Também em referência ao TAVI, o dr. Eduardo Rocha afirmou que “é possível diminuir o tempo de UTI, a quantidade de medicamento que o paciente vai receber na farmácia popular”, entre outros ganhos.
Assim como Padilha, o senador Nelsinho Trad, presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, se colocou à disposição para continuar a debater o tema junto ao Parlamento. Também médico, Trad afirmou que o novo coronavírus nos fez pensar como a pandemia pode impactar em tudo que está ao nosso redor e que devemos analisar novos procedimentos em prol da retomada firme do SUS.
A campanha Escute seu Coração tem como principal premissa a conscientização da sociedade e de tomadores de decisão em torno de soluções inovadoras para o paciente com valvopatias. A tecnologia na área da saúde pode ser uma grande aliada na redução de custos para o Estado, melhorando a eficiência operacional do hospital, a eficácia e a segurança clínicas e a experiência do paciente
O debate completo está disponível no Youtube no link a seguir: https://youtu.be/eLq8-OyzmGw