Chapadão do Sul

Nosso MS

Chapadão do Sul

3.252, 0 km²
Área territorial
0
Habitantes
0
Anos
Recursos

Capital estadual da qualidade de vida

Chapadão do Sul

Localizado no Nordeste de Mato Grosso Sul, esse município fica a 330 km a capital Campo Grande e tem cerca de 26 mil habitantes.

Como destaque, na entrada da cidade, há uma grande escultura de um tatu, símbolo dos desbravadores que chegaram e transformaram toda a região, que antes nada produzia, em um polo de tecnologia agrícola mundial.

Graças ao cultivo inicialmente do arroz, da soja e do milho, surgiu Chapadão do Sul. Hoje, consolidado o projeto de agricultura altamente qualificada, produz o município outros produtos como soja, algodão, girassol, nabo forrageiro, mamona, milho, milheto e cana-de-açúcar.

Parabéns, Chapadão do Sul

Chapadão do Sul, 35 anos em 23/10/2022. E para que você conheça mais dessa cidade, vamos relembrar um pouco de sua história:

Por volta de 1969 chegaram à região os primeiros habitantes, vindos do Rio Grande do Sul. O Comendador Júlio Alves Martins, que na década de 1970 adquiriu um loteamento, foi o desbravador da região.

O município começou a se desenvolver graças ao cultivo de arroz, soja e milho. No ano de 1973 recebeu o nome de Chapadão dos Gaúchos. Mas foi a partir da década de 1980 que o povoado deslanchou, sendo elevado a município em outubro de 1987. pelo então governador Marcelo Miranda Soares.

Destaque por sua qualidade de vida, possui o melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, o maior Índice de Desenvolvimento Infantil, o maior PIB, o menor Índice de Mortalidade Infantil de Mato Grosso do Sul e o segundo menor Índice de Analfabetismo do Estado.

A cidade é a capital da produtividade agrícola e se destaca ainda como polo na geração de energia.

Texto por: Cristiane Nantes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A cidade reconhecida por um dos melhores índices de qualidade de vida do estado e pela variedade econômica é motivo de orgulho para Mato Grosso do Sul.