Cassilândia

Nosso MS

Cassilândia

3.658, 0 km²
Área territorial
0
Habitantes
0
Anos
Recursos

Cassilândia

Localizado na mesorregião leste de Mato Grosso do Sul, essa cidade também é conhecida como “Cidade Sorriso”, e tem cerca de 22 mil habitantes.

Tinha como uma das principais referências um dos primeiros pioneiros, Seu Clemente Salomão de Lima, falecido em 2020, e que costumava dar palestras para estudantes sobre a história da cidade.

Cassilândia tem grande parte de sua economia voltada à pecuária de leite e de corte e a silvicultura, cultivo de seringueira, e, como forma de diversificar seu nicho de mercado, o fomento ao cultivo de grãos, em especial a soja.

Parabéns, Cassilândia

Cassilândia, 68 anos em 3/08/22. E para que você conheça mais dessa cidade, vamos relembrar um pouco de sua história:

Por volta de 1930, nas terras que hoje compõem o município, já se encontravam instalados diversos fazendeiros, entre os quais Antônio Paulino, Izaias Teixeira Borges Laudemiro Ferreira de Freitas e Evangelista Cândido de Oliveira, arrojados pioneiros e que se referiam àquelas paragens como Sertão dos Garcias.

Em 1931, procedente de Patrocínio, Minas Gerais, chegava Joaquim Balduíno de Souza, mais conhecido como Cassinha, se estabelecendo em terras devolutas, junto às propriedades já existentes. Em 1943, considerando a distância e as dificuldades para atingir os centros comerciais, idealizou a formação de um povoado que servisse de apoio para os fazendeiros que dia a dia se deslocavam para a região; procedendo a doação de um terreno a São José, onde seriam construídas uma praça e a igreja.

A seguir procedeu a demarcação do terreno da praça e abertura da primeira rua que recebeu o seu nome. A 15 de dezembro de 1944, procedente de Bonifácio, São Paulo, chegava o libanês Amim José, em companhia de sua família, construindo a primeira casa em terras ainda pertencentes à Fazenda Salto, de propriedade de Cassinha. No mesmo ano, surgiu um botequim e uma pensão, dando-se assim início a formação do povoado.

Com a chegada de novos moradores, Cassinha, percebendo o futuro da povoação, resolveu doar parte de sua fazenda para permitir a expansão do patrimônio, que teve a denominação de São José. Posteriormente, em homenagem a Cassinha, tomou a denominação de Cassilândia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cassilândia, quem conhece seu povo sorridente jamais esquece suas maravilhas e seu esplendor.