Bela Vista

Nosso MS

Bela Vista

4.899, 0 km²
Área territorial
0
Habitantes
0
Anos
Recursos

Chão do Apa

Bela Vista

Localizada à sudoeste de Mato Grosso do Sul e na fronteira com o Paraguai, Bela Vista possui cerca de 25 mil habitantes.

Foi nesse município onde foi travado o mais feroz e sangrento combate por terra da Guerra do Paraguai: a Retirada da Laguna, em 1867. Quem visita a cidade irá se deparar com monumentos que remontam à essa história. Um deles é o monumento de pedras que homenageia os mortos nas batalhas.

No ano de 2001 foi construído na entrada da cidade o Receptivo Turístico Ueze Zahran, um centro de informações que atende os turistas e a comunidade, um grande avanço para o desenvolvimento turístico do município.

Parabéns, Bela Vista

Bela Vista, 114 anos em 20/07/2022. E para que você conheça mais dessa cidade, vamos relembrar um pouco de sua história:

A colonização e abertura de áreas na região fronteiriça de Bela Vista têm registros do ano de 1531, por meio da ação de sertanistas portugueses.

A região foi palco da Retirada da Laguna, episódio que marcou a Guerra da Tríplice Aliança – Guerra do Paraguai (1864-1870). Com o fim da guerra, muitos colonizadores vieram explorar a erva-mate que era nativa na região. O município foi oficialmente criado em 1908 e elevado à cidade em 1918. Em tempos de Paz o Monumento Ñhandipá (em guarani “Nós chegamos ao fim”), homenageia os brasileiros e paraguaios mortos em combate.

A Ponte Internacional une as cidades de mesmo nome (Bela Vista do Brasil/Bella Vista do Paraguai). Em comum as duas também têm o Rio Apa, e por isso Bela Vista é carinhosamente conhecida como “Princesa do Apa”.

O empresário Ueze Zahran (in-memorian) e o cantor Ney Matogrosso são filhos ilustres dessa terra, que tem a agropecuária como sua principal atividade econômica.

Texto por: Cristiane Nantes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Na nossa região de fronteira eis a Princesa do Apa. Bela Vista, lugar que nos enche de orgulho por sua história de luta e bravura.