COP30: Senado busca aprendizados com Azerbaijão para cúpula climática em Belém
O Senado brasileiro já se movimenta para garantir que a COP30, marcada para Belém em 2025, seja um evento bem-sucedido. De olho nas estratégias que funcionaram na COP29, realizada no Azerbaijão, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE) da Casa e do Parlamento Amazônico (Parlamaz) recebeu, em Brasília a delegação do país liderada pelo assessor especial da Presidência, Elchin Amirbayov.
“Foi possível dialogar sobre os desafios e as boas práticas adotadas na organização do evento no Azerbaijão para evitar tropeços na cúpula climática brasileira”, explicou o presidente da CRE.
Ainda de acordo com o parlamentar, como resultado da reunião, “Organizaremos um grupo parlamentar para visitar o Azerbaijão e entender o que foi acertado e onde houve equívocos, para que possamos replicar as boas práticas na COP30”, afirmou.
Além do planejamento logístico, a reunião reforçou a importância de uma agenda ambiental estratégica para o Brasil, especialmente para estados como Mato Grosso do Sul, que abriga o Pantanal e tem no agronegócio um dos principais motores econômicos. O senador destacou que é fundamental garantir que a sustentabilidade seja um ativo do setor e não um entrave comercial. “Se não nos anteciparmos, outros vão ditar as regras”, alertou.
Amirbayov, por sua vez, ressaltou a importância da cooperação internacional e destacou que os aprendizados compartilhados entre Brasil e Azerbaijão podem trazer benefícios concretos para a cúpula climática do próximo ano. “Ambos os nossos países podem compartilhar experiências em diversas áreas para fortalecer nossas relações interparlamentares. Estamos esperançosos de que as ideias discutidas aqui possam ser implementadas ao longo de 2025”, afirmou.
A articulação ocorre ainda em meio aos avanços do Parlamento Amazônico (Parlamaz), presidido pelo senador Nelsinho, para se tornar um órgão oficial da OTCA (Organização do Tratado de Cooperação Amazônica), reforçando o papel dos parlamentares da região na COP30.