O senador Nelsinho Trad (PSD/MS), presidente do Grupo Parlamentar Brasil/China do Senado Federal, enalteceu a importância da Rota Bioceânica e do agronegócio de Mato Grosso do Sul para as relações bilaterais entre Brasil e China.
Em seu discurso no “Jubileu de Pérola da Cooperação Brasil/China (1993-2023)”, na tarde desta terça-feira (20), o parlamentar defendeu esse interesse econômico brasileiro e sul-mato-grossense, na celebração dos 30 anos de amizade parlamentar e do estabelecimento diplomático da parceria estratégica dos dois países no Congresso Nacional.
“Abro um parêntese para mencionar a questão particular de meu Estado, o Mato Grosso do Sul. De antemão, convém frisar que a China é nosso principal parceiro comercial. Números de 2021 indicam que a receita gerada com as compras chinesas ficou em 2,21 bilhões de dólares”, destacou o senador Nelsinho Trad.
Com orgulho, o presidente do Grupo Brasil/China do Senado ressaltou que o agronegócio, propulsor da economia de Mato Grosso do Sul, tem desempenhado papel fundamental no fortalecimento das relações sino-brasileiras. “Nossos principais produtos são a soja e derivados, produtos do setor sucro-energético, celulose, carnes e milho. Todos os setores que acabo de mencionar têm aumentado ininterruptamente sua importância desde, pelo menos, o ano de 2015”, lembrou.
O senador Nelsinho Trad enfatizou ainda a relevância da China como inspiração e parceiro estratégico para o Brasil, citou o dimensionamento territorial e o peso específico do país asiático nas trocas comerciais internacionais. Explicou também que a cooperação sino-brasileira vai além do comércio e engloba aspectos culturais, sociais, econômicos e diplomáticos.
O evento em comemoração aos 30 anos de Cooperação Brasil/China foi realizado em colaboração institucional suprapartidária das Frentes Parlamentares Brasil/China e BRICS do Congresso Nacional, com o apoio organizacional do Instituto Sociocultural Brasil China – Ibrachina e o apoio institucional de diversas entidades.
A solenidade marcou também o “Diálogo de Alto Nível com a ZIBS – Zhejiang University International Business School”. A delegação chinesa, liderada pelo Prof. Dr. Ben Shenglin, Reitor da ZIBS, assinou memorandos de entendimentos nos eixos de cooperação educacional, institucional, legal e empresarial.
“A densidade do intercâmbio comercial, político, cultural e científico entre os dois países, e seu crescente papel no concerto das nações, torna esse evento emblemático e de forte repercussão internacional”, ressaltou o senador Nelsinho Trad.