O senador Nelsinho Trad, como chefe da delegação brasileira que visitou o Japão na última semana de março e com a missão de ser ‘embaixador de MS para as Nações’, entregou, ontem, ao ministro da Educação, Camilo Santana, o pedido da comunidade brasileira no Japão de realização do Exame Nacional de Educação (ENEM) fora do país aos filhos dos brasileiros que trabalham no exterior. “É possível sim. Só precisamos encontrar um local adequado, vamos avaliar”, disse o ministro ao senador Nelsinho Trad.
No último sábado, o senador Nelsinho Trad se reuniu com representantes da comunidade japonesa em Campo Grande, na sede da Associação Esportiva e Cultural Nipo-brasileira, no centro da capital sul-mato-grossense. Compartilhou sobre sua experiência no Japão. Ele e outros parlamentares, pelo Programa Juntos da Jica (Agência de Cooperação Internacional do Japão), conversaram com autoridades japonesas a respeito dos interesses de descendentes nipônicos de retornaram ao Brasil e, agora, têm desafios a cumprir. “Nós voltamos com a missão de divulgar a cultura japonesa e estreitar as relações entre o Japão e o Brasil. Trouxemos o pedido do Consulado do Brasil em Hamamatsu, a cidade mais brasileira no Japão, de oferecer Enem para o ingresso nas universidades do Brasil. Também solicitaram uma certificadora de proficiência da língua portuguesa no Japão, para que os próprios brasileiros e os japoneses que tenham histórico com a língua portuguesa possam, com esse certificado, ingressar nas melhores oportunidades de estudos e empregos”, explicou o senador Nelsinho Trad.
Esses assuntos já começaram a ser discutidos pelo parlamentar com o governo federal. “Voltei otimista da reunião com o ministro da Educação, ele se mostrou sensibilizado com o nosso depoimento sobre a manifestação da maioria dos estudantes em Hamamatsu que sonham em retornar ao Brasil e ingressar em uma universidade. Para eles, falta apenas a oportunidade de participar do Enem lá”, comentou o senador Nelsinho Trad.