O senador Nelsinho Trad relatou na Comissão de Educação o PLS 487/2017, que Institui o Dia da Conscientização da Neuromielite Óptica, a ser celebrado no dia 27 de março. Em seu parecer favorável, o senador justificou que, como médico, sabe que essa doença rara causa um grande sofrimento aos seus portadores e deve ser melhor informada para garantir diagnóstico precoce e mais opções de tratamentos.
Os sintomas abrangem perda de visão, acometimento de medula, dificuldade para andar, dores neuropáticas, dormência e espasticidade dos nervos até a paralisia total dos membros, e tendem a ocorrer na forma de surtos recorrentes.
“Ainda não existe cura, mas os tratamentos existentes reduzem a duração, a intensidade e a recorrência dos surtos, e o diagnóstico precoce é um fator-chave para impedir o avanço e o agravamento da doença. Por isso meu relatório foi favorável, porque quanto mais conhecimento dos profissionais da saúde acerca dessa doença e mais informação as pessoas tiverem, mais são as chances de diagnosticar a tempo de se ter um tratamento mais eficiente”, explicou.
O projeto é de autoria do senador Romário (Podemos-RJ).