
Senador Nelsinho Trad reforça papel estratégico do Brasil no comércio global e cobra planejamento para fortalecer exportações
O Brasil precisa de uma estratégia sólida para enfrentar os desafios do comércio internacional, e a Comissão de Relações Exteriores (CRE) está assumindo um papel central nesse debate. Antes da reunião com ex-presidentes do colegiado, na manhã desta quinta-feira (13), o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) recebeu no Senado o embaixador Roberto Azevêdo, ex-diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), para discutir os impactos das recentes mudanças na economia global e as oportunidades para o Brasil.
“Estratégia e planejamento. Jamais a gente poderia ter sido pego de surpresa com a Trumpulência. O mercado global é um tema imprescindível para os tempos que estamos vivendo. Foi um prazer trocar ideias com o embaixador Roberto Azevêdo e ter sua experiência a serviço da Comissão de Relações Exteriores”, afirmou o senador Nelsinho Trad.
Durante a conversa, o embaixador Azevêdo destacou que o Brasil e o mundo vivem um momento sem precedentes, exigindo que os formuladores de políticas e líderes econômicos tenham uma visão estratégica para antecipar desafios e aproveitar oportunidades. Ele também reforçou que a CRE pode desempenhar um papel essencial nesse cenário.
“O Brasil e o Senado têm um papel fundamental na identificação dessas oportunidades e na construção de uma estratégia que posicione o país da melhor forma possível no cenário mundial”, pontuou o embaixador.
A CRE, sob a presidência de Nelsinho Trad, busca consolidar o protagonismo do Legislativo na política externa e garantir que o Brasil tenha uma postura estratégica e articulada diante das novas dinâmicas do comércio global. O encontro com Azevêdo antecede um debate ainda mais amplo que ocorre nesta manhã na comissão, reunindo ex-presidentes do colegiado e nomes de peso da política nacional.
🔗 Acompanhe ao vivo pela TV Senado
